Exame Inicial
Nesse momento, averíguam-se a espessura, a quantidade de borracha, a relação de altura/ largura, partes da banda de colagem e partes internas. Caso os danos à carcaça sejam muito profundos ou por qualquer motivo não seja possível realizar a reconstrução, o processo é interrompido.
Raspagem
O objetivo desse processo é deixar o pneu com a circunferência adequada, prolongando a vida do item. A raspagem é feita para que a carcaça possa ser preparada para receber a nova banda de rodagem.
Escareação
A escareação é a etapa responsável por reparar todos os cortes e danos encontrados na carcaça de maneira individual. Neste momento, a retirada de partes oxidadas ou deterioradas pode ser necessária. Essa etapa é muito importante porque ajuda a garantir não apenas a segurança, mas também a vida útil prolongada do pneu.
Conserto
Defeitos menores e superficiais podem ser resolvidos na escareação, mas caso seja necessário uma atuação mais profunda, o pneu deverá passar para a área de consertos, onde passará por uma reconstrução de estrutura. Se isso não for feito, as modificações feitas na escareação irão apenas mascarar um problema maior e que pode se tornar grave.
Cimentação
Este processo é o responsável pela imunização da carcaça, após seu tratamento e exposição da borracha ao ozônio, comumente chamado de aplicação de cola.