Dê sua opnião

Sobre o visual do site

Conteúdo

Área do Cliente

Diga o que você achou do visual do novo site da Gerardo Bastos:

Gerardo Bastos

Telefone: (85) 4006-0006

Whatsapp: (85) 98736-0298

Seg a Sex, das 07:30 às 17:30
Sáb, das 07:30 às 12:00

Chat Off-line

Atendimento Virtual

 
Rodas de liga leve: mitos e verdade

6 de abril, quinta-feira às 18:27

Muitas pessoas optam por rodas de liga leve para o seu carro, por questão de estilo ou até mesmo de benefícios que são prometidos ao aderir esses acessórios com esse tipo de material. As rodas de liga leve são compostas por dois tipos de materiais, em essência: Alumínio e Silício.

O fato é que, esses componentes estão entre os mais desejados e prometem várias coisas que podem não ser exatamente o que você espera, pois existe uma série de verdades e mitos sobe as rodas de liga leve que você precisa saber antes de comprar para o seu carro.

Verdades e Mitos Sobre as Rodas de Liga Leve

Resistência:

É verdade que as rodas de liga leve são mais resistentes que as rodas convencionais? A resposta para essa pergunta é possível de ser dada devido aos vários testes ao quais esses acessórios são submetidos. Teste de impacto, desgaste, choque térmico, resistência a agentes químicos, fora as severas condições das estradas brasileiras. A resposta final é que são equivalentes.

Peso:

A roda de liga leve é de fato mais leve? Sim! Essa diferença de peso em comparação com as rodas comuns feitas de aço chega a ser 15% em média, porém dependendo da variação de tamanho, a roda de liga leve pode chegar a ser 50% mais leve que as rodas de aço.

Desempenho:

É muito exagero dizer que as rodas de liga leve farão uma extrema diferença na velocidade do seu carro por terem um tanto menos de peso, a diferença é quase imperceptível em carros comuns. Então, trocar as rodas originais de aço por rodas de liga acaba fazendo muita diferença em caso de carros mais esportivos como modelos da BMW e da Ferrari.

Porém, há um benefício ao desempenho do carro que pode ser adquirido com o uso das rodas de liga leve. O fato das rodas serem mais leves faz com que a suspensão seja submetida a um menor esforço, o que, a longo prazo, pode fazer toda a diferença.

Estética:

O padrão estético é de fato um diferencial nas rodas de liga leve. É que as mesmas são passíveis do processo de fundição, no qual é permitido que o líquido seja aplicado em moldes e isso acaba dando uma maior liberdade de design. Já no caso das rodas de aço.