Produtos em Geral
Para seu carro
Válvula de Pneu
Constituição
Uma válvula de pneu é constituída por um pequeno corpo de forma cilíndrica que é fixo ao pneu ou câmara de ar por uma porca, no interior do qual se encontra um suporte metálico roscado com uma haste possuindo um obturador de forma cônica que, pressionado por uma mola assente na base dessa haste, mantém a válvula fechada.
A entrada da válvula é protegida por uma tampa roscada.
Funcionamento
A entrada da válvula é protegida por uma tampa roscada.
Em posição normal a válvula encontra-se fechada graças à força da mola que pressiona o obturador sobre um ressalto interno impedindo a saída de ar.
Quando se injeta ar a alta pressão a força exercida pelo seu fluxo vence a força de retenção da mola e permite a entrada deste para o interior do pneu ou câmara de ar.
Para libertar ar do pneu basta pressionar manualmente a haste da válvula.
Quando se procede à medida da pressão dos pneus através de um manômetro, o dispositivo no extremo da mangueira destes pressiona a haste central da válvula de forma a poder determinar a pressão no interior do pneu.
Aplicação
Quando se injeta ar a alta pressão a força exercida pelo seu fluxo vence a força de retenção da mola e permite a entrada deste para o interior do pneu ou câmara de ar.
Para libertar ar do pneu basta pressionar manualmente a haste da válvula.
Quando se procede à medida da pressão dos pneus através de um manômetro, o dispositivo no extremo da mangueira destes pressiona a haste central da válvula de forma a poder determinar a pressão no interior do pneu.
A válvula é utilizada em pneus sem câmara de ar, sendo aplicada através de um orifício na Aro.