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A importância do freio de estacionamento (freio de mão)

14 de dezembro, quarta-feira às 19:51

O freio de estacionamento ou freio de mão, como é mais conhecido, merece uma atenção especial por parte dos motoristas, mas por vezes não recebe. Essa é uma parte do mecanismo do carro que pode perder a eficiência com o muito uso e principalmente ao ser usado indevidamente.  Se não estiver bem regulado, pode inclusive causar acidentes.

A função principal do freio de mão é impedir o carro de se movimentar enquanto está estacionado, mas disso todos já sabemos. Porém existe além dessa uma função muito importante que esse mecanismo exerce, ele pode ajudar o motorista a arrancar em subidas fortes. Geralmente o freio de mão fica localizado entre os dois bancos dianteiros, mas em modelos mais novos pode ser acionado por comando elétrico através de um botão, ou ainda através de pedal localizado junto aos pedais de freio e embreagem.

O desgaste natural do freio de estacionamento é inevitável, porém o mau estado não está ligado apenas à frequência com a qual é utilizado, mas também com o modo de manuseio. O sistema deve sempre ser acionado com suavidade para evitar um desgaste antecipado, pois o cabo de aço e outros componentes acabam por ficar frouxos se sempre o condutor tiver o mau hábito de puxar com toda força.

Existem duas falhas bem comuns no freio de mão, a primeira foi indicada acima que é o afrouxamento e a outra é o estrangulamento do dispositivo. O primeiro danifica a capacidade de frenagem do mecanismo e o segundo dificulta o acionamento por conta da pressão exercida sobre os cabos de aço.

Você pode estar verificando o funcionamento do seu freio de mão fazendo o seguinte teste: Puxe o freio de mão de seu carro e caso ele faça mais que cinco cliques, está provavelmente desregulado. Leve o carro a um centro automotivo Gerardo Bastos e faça a manutenção. Lembre-se que a revisão tem que ser feita a cada 15 mil km rodados.