Dê sua opnião

Sobre o visual do site

Conteúdo

Área do Cliente

Diga o que você achou do visual do novo site da Gerardo Bastos:

Gerardo Bastos

Telefone: (85) 4006-0006

Whatsapp: (85) 98736-0298

Seg a Sex, das 07:30 às 17:30
Sáb, das 07:30 às 12:00

Chat Off-line

Atendimento Virtual

 
Conheça os principais tipos de freio

20 de setembro, terça-feira às 13:35

O freio, um dos principais mecanismos do carro, pode funcionar de diversas formas. Pelo desenvolvimento das tecnologias e de acordo com o modelo e peso dos veículos, eles podem variar na forma de acionamento e funcionamento. Conheça os principais!

Freio a disco

Os freios a disco foram fabricados pela primeira vez há mais de um século. Eles funcionam pressionando o disco de freio, a roda ou eixo de fricção. Ao serem acionados pelos pedais, as pinças de freio empurram as pastilhas contra os discos.

Freio a ar

O sistema, utilizado inicialmente para a frenagem de trens, foi inventado no fim do século XIX. O freio a ar funciona com um sistema compressor que mantém o ar comprimido e o manda para um regulador, que controla a pressão de trabalho dos freios. O excesso de ar é jogado para a atmosfera, regulando sua pressão. Existem dutos que levam o ar para os eixos traseiro e dianteiro. No caso da falha de um dos dutos, o outro funciona normalmente, o que faz com que não haja problemas graves na frenagem.

Esse tipo de freio é usado principalmente em veículos rodoviários ou grande porte, já que possui maior eficiência e proporciona maior segurança e maior resistência térmica.

Freios ABS

Uma tecnologia recente, que surgiu nos anos 90. A sigla ABS significa Sistema Antibloqueio de Frenagem (Antilock Brake System, em inglês). Esse sistema permite que as rodas do veículo não percam a tração em contato com a superfície da estrada enquanto o motorista freia. Assim, o sistema evita o bloqueio das rodas e evita derrapamento.